AUDIENCIAS PUBLICAS TEM BOA PARTICIPAÇÃO EM MATO QUEIMADO

  • AUDIENCIAS PUBLICAS TEM BOA PARTICIPAÇÃO EM MATO QUEIMADO

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 30/07/2014 às 14:21   |   Imprimir

AUDIENCIAS PUBLICAS TEM BOA PARTICIPAÇÃO EM MATO QUEIMADO

              Visando a elaboração das prioridades a serem incluídas nas diretrizes orçamentárias e no orçamento de 2015, o Município de Mato Queimado concluiu o processo de participação popular na última quinta-feira (24.07). Coordenadas pelo Conselho de Participação Popular, foram realizados 4 encontros sendo na sede, Pontão, Rondinha e Rincão dos Müller, onde 218 pessoas participaram (em torno de 15% da população acima de 16 anos), um índice representativo e que deliberaram sobre as principais metas para 2015. As audiências tiveram a participação dos Secretários Municipais, do Executivo e Legislativo, onde foi feito a prestação de contas até essa data, passando num segundo momento a definir em dois momentos as metas prioritárias. Em âmbito do Município, foram votadas como prioridades as seguintes metas:

1º - SAÚDE, com ênfase para a manutenção de Convênios cujo objetivo seja a manutenção de Hospitais, Idosos, exames e procedimentos laboratoriais, plantões hospitalares, tratamentos especializados, medicamentos não constantes na lista básica do SUS e ações gerais em saúde pública, qualificação de equipes e manutenção de profissionais;

2º - AGRICULTURA, com ações voltadas aos programas troca, ambientais e de serviços;

3º - EDUCAÇÃO -  Com programas de manutenção como merenda, transporte, troca de lixo por material escolar ou similar, projetos e infraestrutura nas escolas e qualificação do quadro funcional;

4º - PROGRAMAS SOCIAIS – com implantação plena da Assistência Social e programas de reformas de unidades habitacionais;

5º - GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA – Programas de valorização do comércio local e fomento à empresas junto a área Industrial.

                  Foram ainda elencadas as ações de Subvenções Sociais e Entidades, Clubes e Associações, Manutenção de ações Culturais como cursos, capacitações, Grupos de Danças de todas as etnias, auxílios aos universitários, subvenções aos Clubes de Terceiras Idades, conclusão do prédio da Câmara de Vereadores e programas ambientais e inclusão social.

                   Já na fase local, entre outras sugestões, Pontão optou em 1º lugar pela manutenção e melhorias na sede social, Rondinha para Pavimentação, Rincão dos Müller em pavimentação e a sede votou como prioridade a implantação de área habitacional e pavimentação dos acessos da Linha Thomas e São José. Além destas, as comunidades sugeriram outras ações a serem executadas à medida dos recursos do Município associado à necessidade.