SAÚDE BUCAL 2014

  • SAÚDE BUCAL 2014

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 07/01/2015 às 16:33   |   Imprimir

SAÚDE BUCAL 2014

                                                  

Dentro da saúde bucal no ano de 2014, foram realizadas diversas atividades, tanto na ação preventiva como na ação curativa. Dentre as atividades se destacam:
- Projeto sorrindo pra o futuro, que tem a participação do SESC e também do setor de Educação do município. Esse projeto é desenvolvido com todas as crianças do ensino fundamental do município, em especial as do pré ao 5º ano, na qual é realizada orientação de higiene oral e bochecho com flúor semanalmente na escola.
- A equipe de saúde bucal também participa dos grupos realizados em todas as comunidades, juntamente com os demais membros da equipe, trabalhando sempre uma atividade de orientação e prevenção juntamente com essa população.
- Visitas domiciliares em um turno da semana, preferencialmente para mães e crianças com idade pré-escolar.
- Participação durante o ano em grupos de gestantes, orientando os cuidados com a saúde bucal da mãe e do futuro bebê.
- Em termos de atividades clinicas, foram realizados durante o ano de 2014:
1= atendimento de todos os alunos do ensino fundamental do município, os quais foram realizados sempre nas quartas-feiras, o dia todo.
2= aproximadamente 650 consulta odontológicas para a população local, a grande maioria sendo com agendamento de consultas
3= continuação do projeto de prótese dentaria para toda a população com apoio do governo federal.

OBS: A equipe de saúde bucal da estratégia de saúde da família do município, ficou com uma avaliação “muito acima da média”, na avaliação externa realizada por uma equipe responsável do PMAQ (programa de melhoria de acesso e qualidade no atendimento do sus).