CRAS e ESF PARCEIROS DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

  • CRAS e ESF PARCEIROS DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 06/09/2016 às 10:08   |   Imprimir

O Suicídio é um fenômeno complexo que envolve múltiplas causas e que afeta, além de suas vítimas, os “sobreviventes”, ou seja, os familiares, amigos, vizinhos e conhecidos. É necessária a participação de todos na sua prevenção, pois lidar com as situações de suicídio não é tarefa fácil. Todavia a partir do funcionamento de uma rede de vigilância, prevenção e controle, é possível que vários profissionais possam compartilhar informações referentes à abordagem, ao acolhimento e ao tratamento das pessoas em situação de vulnerabilidade.
O mês de Setembro é dedicado mundialmente a um movimento de conscientização sobre o suicídio. É necessário mudar a visão de que este é um problema individual.
Em nível de município também ocorrerão algumas ações relacionadas ao Setembro Amarelo – Pela Valorização da Vida, como pedágio de conscientização, divulgação do número 188 para ligações. 
O CRAS e o ESF também estarão explanando sobre o setembro Amarelo nos Grupos Comunitários da Saúde.
As equipes de saúde do CRAS, ESF e Prefeitura estarão usando durante todo mês de setembro fitas amarelas simbolizando o setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio.